terça-feira, 28 de maio de 2024

Resumo - Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo

Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo



O documento "Linguagem Cinematográfica e Audiovisual em Contexto Educativo", de José António Moreira, explora a integração das mídias cinematográfica e audiovisual na educação, destacando as perspectivas de Joan Ferrés (1996) sobre o vídeo como recurso pedagógico multifacetado. Ferrés propõe diversas modalidades didáticas que transformam a forma como o vídeo é utilizado no ensino, enfatizando uma participação mais ativa dos alunos no processo de aprendizagem. O aprofundamento dessas modalidades é crucial para entender como o vídeo pode transcender a simples exibição, tornando-se uma ferramenta poderosa para a desconstrução crítica e a análise de conteúdo em movimento.


  • Vídeo-Lição: Esta modalidade equipara-se a uma aula tradicional, mas conduzida através de um vídeo. O conteúdo é principalmente expositivo, onde o vídeo substitui a figura do professor ao vivo. Essa forma é particularmente útil para apresentar informações visuais complexas, tornando o aprendizado mais dinâmico e acessível.
  • Programa Motivador: Diferente da vídeo-lição, o programa motivador é desenhado para instigar curiosidade e promover a investigação posterior pelo aluno. Não se centra tanto na transmissão de conteúdo, mas na provocação de perguntas, incitando os alunos a explorar temas mais profundamente após o visionamento.
  • Vídeo-Apoio: Nesta abordagem, o vídeo funciona como um complemento ao ensino do professor, ilustrando e enriquecendo o discurso pedagógico. Esta modalidade fomenta uma aula mais interativa, permitindo que o professor integre clips de vídeo que ilustrem pontos específicos da matéria, sem que o vídeo domine a cena educativa.
  • Vídeo-Processo: Aqui, o vídeo é uma ferramenta nas mãos dos estudantes, que se tornam os produtores de conteúdo. Esta modalidade promove a criatividade e a responsabilidade, incentivando os alunos a explorar seus próprios caminhos de aprendizagem através da criação de vídeos relacionados aos temas estudados.
  • Vídeo-Conceito: Caracteriza-se pela brevidade e foco em um único conceito ou ideia. Estes vídeos são curtos e visam fixar conhecimentos específicos, funcionando quase como uma nota de rodapé visual dentro de um contexto educacional mais amplo.
  • Vídeo-Interativo: Representa a integração do vídeo com tecnologias digitais interativas, permitindo que alunos e professores manipulem o conteúdo de forma a explorar diferentes caminhos e perspectivas dentro do mesmo material. Esta modalidade é altamente adaptativa e pode ser personalizada para atender às necessidades de aprendizado individuais.


Ao detalhar estas modalidades, A. Moreira não apenas reitera a versatilidade do vídeo como recurso pedagógico, mas também ilustra como pode ser estrategicamente utilizado para ampliar a participação do aluno, estimular a reflexão crítica e desenvolver habilidades analíticas através da desconstrução de imagens em movimento. Este enfoque revela a potencialidade do vídeo não só como meio de transmissão de conhecimento, mas como um ativo colaborador no desenvolvimento de competências cognitivas e críticas, essenciais na educação contemporânea.


O Modelo Pedagógico de Desconstrução de Imagens em Movimento


Fundamentos Teóricos

O modelo pedagógico para a desconstrução de imagens em movimento está alicerçado em uma filosofia pedagógica humanista, socioconstrutivista e colaborativa, fundamentada na Teoria da Flexibilidade Cognitiva de Spiro et al. (1988). Este modelo propõe uma abordagem onde a aprendizagem é construtivista, baseada na interação e flexível, promovendo multiliteracias e uma experiência educacional humanista.

Segundo os autores, a Teoria da Flexibilidade Cognitiva centra-se na capacidade de transferir conhecimentos para novas situações, analisando casos de múltiplas perspectivas ou temas. Este processo envolve a desconstrução de cada caso em unidades menores (minicasos) e a travessia temática, que permite a seleção e combinação de minicasos para explorar determinados temas.

Componentes do Modelo

O modelo proposto estrutura-se em três componentes principais: o caso, as diferentes perspectivas e o processo de desconstrução. Um caso pode ser um filme ou qualquer outro formato multimodal que esteja disponível para os estudantes antes do início do processo de análise. As perspectivas fornecem o enquadramento conceitual para a desconstrução, e a essência da aprendizagem reside na desconstrução em si, onde o caso é decomposto em minicasos acompanhados de comentários explicativos e referências complementares.


Aplicação do Modelo na Prática Educativa

Planeamento e Preparação

A aplicação prática deste modelo inicia-se com uma fase de preparação, onde o professor seleciona e visualiza o filme, verificando sua adequação aos objetivos educacionais. Em seguida, desenvolve recursos pedagógicos de apoio, como roteiros de leitura e tabelas de observação, que serão disponibilizados aos estudantes. Ferramentas da web social, como o Tricider e o VideoAnt, podem ser integradas para facilitar a aprendizagem colaborativa.

Visualização e Análise

Durante a visualização do filme, os alunos são incentivados a realizar uma análise ativa, utilizando os materiais de apoio fornecidos. Esta fase pode incluir visualizações múltiplas: uma inicial, integral, para uma leitura global do conteúdo, seguida de visionamentos parciais para análises mais detalhadas.

Desconstrução e Debate

Na fase de desconstrução, os alunos discutem as diferentes perspectivas em espaços online de comunicação, como fóruns ou redes sociais. Este debate permite a decomposição do filme em excertos menores (minicasos), analisados criticamente pelos estudantes. O papel do professor é crucial nesta etapa, fornecendo informações complementares e orientando a reflexão coletiva.


Conclusão e Verificação

A última fase envolve a síntese e verificação dos conhecimentos adquiridos. O professor pode solicitar trabalhos que integrem as aprendizagens realizadas, complementando com leituras adicionais e sugestões de novos filmes para aprofundamento. Esta etapa visa consolidar as competências desenvolvidas e avaliar o alcance dos objetivos pedagógicos.


Vantagens do Modelo

Entre as principais vantagens deste modelo pedagógico destacam-se a aplicação de uma teoria de aprendizagem sólida, o desenvolvimento da flexibilidade cognitiva e a promoção de uma aprendizagem ativa e reflexiva. Além disso, a abordagem colaborativa e multimodal do modelo enriquece a experiência educacional, preparando os estudantes para uma sociedade digital e interconectada.

Conclusão

O modelo pedagógico para a desconstrução de imagens em movimento, como delineado no documento "Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo", oferece uma abordagem inovadora e eficaz para a integração de conteúdos audiovisuais no processo educativo. A sua aplicação prática, baseada em princípios construtivistas e colaborativos, promove uma aprendizagem ativa e significativa, essencial para o desenvolvimento de competências críticas no contexto contemporâneo. Este modelo representa uma poderosa ferramenta para educadores que buscam enriquecer suas práticas pedagógicas através do uso de tecnologias audiovisuais.


Fonte: Linguagem cinematográfica e audiovisual em contexto educativo / José António Marques Moreira. -- Documento eletrônico -- São Carlos : SEaD-UFSCar, 2021.

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