terça-feira, 28 de maio de 2024

Análise geral à UC4-T1

Análise geral à UC4 (Tecnologias de Imagem Áudio e Video) -T1 (A LINGUAGEM AUDIOVISUAL E O SEU POTENCIAL EM AMBIENTE EDUCATIVO)



O uso de imagens em movimento como recurso pedagógico ganha cada vez mais destaque em ambientes educacionais diversificados, devido à sua capacidade de engajar e transmitir informações de maneira dinâmica e intuitiva. A integração da linguagem cinematográfica na educação, conforme proposto por Ferrés (1996) e articulado no Modelo pedagógico para desenho de atividades de aprendizagem centradas na "desconstrução" de imagens em movimento, oferece um quadro robusto para explorar o potencial didático do cinema e outras mídias audiovisuais.


As Contribuições de Ferrés (1996)

Joan Ferrés, em sua obra de 1996, descreve o vídeo como um instrumento didático multifacetado, capaz de adaptar-se a diversas necessidades educativas. Segundo Ferrés, o vídeo pode servir como:

  • Vídeo-Lição: para exposições temáticas que substituem a aula tradicional.
  • Programa Motivador: para estimular questionamentos e pesquisas posteriores.
  • Vídeo-Apoio: para complementar e ilustrar conteúdos lecionados.
  • Vídeo-Processo: onde os alunos criam seus próprios conteúdos, promovendo a aprendizagem ativa.
  • Vídeo-Conceito: para a apresentação concisa de ideias ou conceitos.
  • Vídeo-Interativo: que permite aos estudantes manipular e interagir com o conteúdo, ajustando-se às suas trajetórias de aprendizado.

Cada uma dessas modalidades oferece diferentes níveis de interação e envolvimento do aluno, permitindo que o educador escolha a abordagem mais apropriada para o contexto e os objetivos de aprendizagem. Ferrés defende que a utilização eficaz do vídeo na educação requer uma compreensão crítica da linguagem audiovisual, além de uma reflexão consciente sobre os objetivos pedagógicos que se pretende atingir.


O Modelo Pedagógico para Desconstrução de Imagens em Movimento

Complementar às ideias de Ferrés, o Modelo pedagógico para desenho de atividades de aprendizagem centradas na “desconstrução” de imagens em movimento introduz uma abordagem profunda e analítica para o uso educacional do vídeo. Este modelo não se concentra apenas na recepção passiva de conteúdos, mas encoraja os alunos a "desconstruir" o material visual, isto é, a decompor e compreender os diversos elementos que constituem a mensagem visual e narrativa.

A desconstrução envolve analisar como diferentes componentes da obra (como enquadramento, ângulo, luz, cor, som, e edição) contribuem para o todo, promovendo uma compreensão mais rica e multifacetada do material. Este processo ajuda os alunos a desenvolver habilidades críticas e analíticas importantes, não apenas para a interpretação de filmes, mas também para a leitura crítica de qualquer conteúdo mediático.


Implicações Educacionais

A aplicação desses modelos no contexto educativo moderno é vasta e promissora. Por exemplo, a desconstrução de um documentário pode auxiliar estudantes de ciências sociais a entenderem melhor as nuances das questões tratadas, enquanto a análise de um filme de ficção pode enriquecer o estudo de literatura, história ou ética. Além disso, ao encorajar os alunos a produzirem seus próprios vídeos, eles não só aplicam o conhecimento teórico de forma prática, mas também desenvolvem competências técnicas e expressivas.


Conclusão

A combinação das metodologias propostas por Ferrés e do Modelo de Desconstrução oferece um quadro teórico e prático extremamente valioso para o uso educativo de imagens em movimento. Essas abordagens não apenas enriquecem a experiência de aprendizagem, mas também preparam os alunos para navegar e interpretar o cenário mediático complexo e saturado da era digital. Assim, o uso pedagógico de vídeos, quando bem orientado, torna-se uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de habilidades analíticas, críticas e criativas, essenciais no século XXI.


Fonte:
  • https://elearning.uab.pt/mod/resource/view.php?id=1050481;
  • https://elearning.uab.pt/mod/resource/view.php?id=1048377.

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