Um olhar diferente para a educação híbrida
"Um olhar diferente para a educação híbrida", de Sangrà, A. (2022), discute a importância de criar um ecossistema de educação digital eficaz que se constrói em diferentes ambientes de aprendizagem. Este ecossistema deve ser complementar e não anular, e deve ser construído com a dimensão da tecnologia digital, organizacional e pedagógica. O autor destaca a necessidade de uma mudança conjunctural para alinhar as dimensões organizacional, pedagógica e tecnológica, e enfatiza a importância de utilizar a tecnologia para enriquecer o processo educativo, ao invés de substituir o ensino presencial.
A reflexão sobre a educação digital aponta para a necessidade de construir ambientes de aprendizagem que sejam complementares, sem substituir um ambiente por outro. A educação digital deve ser entendida como um movimento entre atores humanos, e não apenas como a utilização de ferramentas e tecnologias. O autor enfatiza a importância de utilizar a tecnologia para expandir a educação, em vez de reduzi-la.
O ecossistema de educação digital deve ser humanista, com um cariz humanista, e deve ser construído com modelos educativos baseados na colaboração humana. A tecnologia deve ser utilizada como um apoio para a aprendizagem humana, e não como um substituto. O autor destaca a importância de construir ambientes de aprendizagem que sejam diferentes, mas que se integrem e diluam no ambiente completamente diferente.
O autor passa a mensagem de que a educação digital deve ser entendida como um ecossistema de educação digital eficaz, que se constrói em diferentes ambientes de aprendizagem, e que deve ser complementar e não anular. A tecnologia deve ser utilizada para enriquecer o processo educativo, e não substituir o ensino presencial. O ecossistema de educação digital deve ser humanista, com um cariz humanista, e deve ser construído com modelos educativos baseados na colaboração humana.
Fonte: Sangrà , A. (2022). UM OLHAR DIFERENTE PARA A EDUCAÇÃO HÍBRIDA. Video Journal of Social and Human Research, 1(2), 117–125.
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