sexta-feira, 19 de abril de 2024

Posts pessoais mais relevantes (UC1 - Tema 1)

Posts pessoais mais relevantes (UC1 - Tema 1)


Apresento uma compilação dos meus posts pessoais do fórum "Sala de Aula Virtual Assíncrona 1'" relativos ao Tema 1 - A sociedade digital e os novos desafios da educação, integrado na unidade curricular Sociedade e Educação Digital e em Rede. Esta seleção reflete as minhas perspectivas e análises sobre como a sociedade digital influencia e redefine os paradigmas educacionais contemporâneos. O objetivo desta partilha é ilustrar a evolução do meu pensamento crítico e aprofundar a discussão sobre os impactos e as possibilidades que a era digital apresenta à educação moderna.

Re: Fórum 1 | Sala de Aula Virtual Assíncrona 1

por Pedro Augusto - 
Boa tarde,

Gostaria de acrescentar que nesta transição para o paradigma ONlife, será sempre necessário haver a "visão" e investimento dos governantes nesta direção. Durante a pandemia da Covid-19 assistimos à educação remota de emergência, com uma formação "à pressa" dos docentes para dominar minimamente as tecnologias, o e-learning. Agora temos que aproveitar esta nova base e dar o salto para uma educação hibrida, blended ... ONlife.



Re: Fórum 1 | Sala de Aula Virtual Assíncrona 1

por Pedro Augusto - 
Boas Tiago,

Durante o ensino remoto de emergência, realmente ninguém sabia muito bem o que fazer, afinal era uma "emergência", mas julgo que todos nós conseguimos adquirir as competências básicas para dominar as ferramentas disponíveis online. No caso da ES Domingos Rebelo (ESDR) usávamos a Google Suite, verdade seja dita, a ESDR já usava estas ferramentas à algum tempo, e alguns professores, eu incluído, também o Moodle, por isso a mudança foi relativamente fácil, no que toca ao uso das ferramentas disponíveis online.  O problema foi em como as usar de forma a cativar os alunos, quais as pedagogias a adotar ?  

Especialmente problemático é quando leciona-se cursos de eletrónica e robótica em que se aprende, fazendo !!!  Certo que existem simuladores online e software especifico a instalar no PC dos alunos, mas a quebra com o espaço físico, com as bancadas de trabalho, com os componentes, com as ferramentas, etc ... foi avassalador.  Fiquei sem saber ensinar !!! foi este o meu sentimento.

Mas tal como Castells menciona no vídeo - Indivíduo e coletividade, "... as emoções são o que nos movem ...", foi esta necessidade de mudança para ultrapassar a falta do espaço físico que moveu-me a pesquisar, a tentar implementar novas formas de ensino "remoto" do espaço físico mas não do cognitivo.  Tive algum sucesso, mas pouco ... e por isso estou cá.

É mencionado o tempo para os alunos lerem os emails e posts no classroom de cada professor, tal como tempo para os professores apoiarem os alunos nas suas dúvidas, e concordo que é imperativo haver uma gestão comum deste mesmo tempo.

Acredito que o paradigma da Educação ONlife, nos vai abrir o horizonte de pensamento e ajudar a termos novas "atitudes" pedagógicas, pois ambos os espaços, o físico e o virtual, são importantes e se complementam.  Na minha opinião, o mundo é analógico, e temos ferramentas digitais para o "viver" com mais intensidade.




Re: Fórum 1 | Sala de Aula Virtual Assíncrona 1

por Pedro Augusto - 
Boa tarde,

Gostaria de acrescentar, e reforçar, com um alerta do prof. António Moreira na última sessão síncrona, que foi, por outras palavras: "se for para replicar no meio digital a realidade física, não valerá o esforço". Realmente o paradigma da educação Onlife ao suprimir a distinção entre o online e o offline faz com que exista uma complementariedade entre plataformas e assim um "abrir do leque" nas fontes de conhecimento e interação dos atores da educação.



Re: Fórum 1 | Sala de Aula Virtual Assíncrona 1

por Pedro Augusto - 
Certo Helena, a Educação Digital OnLife não se limita à dicotomia entre o online e o offline, mas reconhece a interconexão entre esses dois mundos e a importância de aproveitar as tecnologias digitais para promover uma aprendizagem mais dinâmica e participativa. É uma abordagem que exige uma mudança de paradigma no sistema educacional, levando em consideração não apenas o acesso à tecnologia, mas também a qualidade e a relevância dos conteúdos e das práticas pedagógicas. E aqui é que está o desafio, nas práticas pedagógicas.  Compreender como os professores e estudantes podem ensinar e aprender, formal ou informalmente, em espaços abertos e em ambientes colaborativos de aprendizagem, incluindo redes sociais na internet, representa um dos maiores desafios educacionais do século XXI.  O ensinar é bidirecional pois ninguém é detentor de todo o conhecimento e com a evolução rápida da tecnologia, surgem novas formas de atingir soluções.



Re: Fórum 1 | Sala de Aula Virtual Assíncrona 1

por Pedro Augusto - 
Para reforçar citando a Helena " A pedagogia ... deve estar sempre à frente da tecnologia, pelo que esta servirá para nos ajudar a melhorar as nossas práticas, devendo ser utilizada com ponderação.", acrescentava à ponderação, a diversidade. sem nunca deixar o nosso meio real de lado.  Uma visita de estudo virtual a uma praia, através dos óculos 3D nunca irá substituir o estar como os pés na areia, mas complementa !!! Um ambiente no minecraft para mesmo cenário igualmente complementa ... julgo que devemos usar todas as ferramentas disponíveis para educar, mas nunca descurando um objetivo pedagógico.














Sem comentários:

Enviar um comentário