sexta-feira, 19 de abril de 2024

Posts pessoais mais relevantes (UC1 - Tema 2)

Posts pessoais mais relevantes (UC1 - Tema 2)


Apresento uma compilação dos meus posts pessoais na plataforma VideoANT, na discusão Era Híbrida, Educação Disruptiva e Ambientes de Aprendizagem, relativos ao Tema 2 - Inovação em Educação Digital e em Rede, integrado na unidade curricular Sociedade e Educação Digital e em Rede.



Pedro Paulo Dias responded on 08/04/2024 19:18:55

Ao visualizar o vídeo, começo por realçar o incio, como o professor António menciona ... "é importante falarmos de uma era analógico-digital" junto com os "atores humanos e não-humanos nesta nova realidade". Pelo que aprendi, junto com a minha convicção, o ONLife é o conteúdo de um "copo misturador", um blender, onde todo o conteúdo está misturado para originar uma nova mistura homogênea ... o ONLife !!! Gosto do termo ONLife, ao de uma educação analógico-digital, sem uma distinção entre os dois termos, mas sim uma complementariedade, um potenciar entre ambos!!! Onde as metologias tradicionais devem ser complementadas com o digital, e vice-versa, onde as pedagogias, espaços e tempo se fundem, numa aprendizagem única. A mudança força-nos a adaptar ... esta mudança de plataforma irá nos manter "despertos" :) Pedro Augusto





 Pedro Paulo Dias responded on 09/04/2024 09:20:40

Boas Bruno, Concordo em pleno, as tecnologias digitais devem ser facilitadoras do processo de aprendizagem, sem nunca descurar a sua análise critica quanto à relação resultado/aplicação. Não devemos ser ingênuos na relação com as tecnologias digitais e pensar que "é digital, é bom". Devemos ter uma postura "Just Do It", mas também, saber parar e mudar de ferramentas sempre que necessário, sem nunca esquecer de complementar com o analógico. Pedro Augusto





Pedro Paulo Dias responded on 11/04/2024 14:31:42

Boas Bruno, É mesmo FactoryIO - https://factoryio.com/. Type-error, acontece :) Temos muitas ferramentas do gênero, como dizes o Packet-Tracer, embora esta esteja associada a redes informáticas. Existe uma plataforma online, o TinkerCad, que é um "must-have" na área de Electrónica, Robótica e Impressão 3D. Também temos o Proteus, software comercial, que é uma referência no design e simulação de placas de circuitos electrónicos (PCB - Printed Circuit Board), entre outros como o KidCad. O colega refere o suporte bibliográfico a esta prática simulada, mas gostaria de salientar algo pertinente, algo que o prof. António e prof. Sara, já mencionaram nas suas sessões síncronas, e que eu interpreto desta forma ... de nada vale saber, até de cor, todas as formas de pedagogia, se não as soubermos colocar em prática. Um professor pode saber o conceito de diversas pedagogias, mas existe o patamar seguinte que é saber qual delas aplicar para cada cenário, mas no entanto existe um patamar superior, o "real", que é o saber aplicar estas pedagogias. Por esta razão estou aqui, e julgo que muitos colegas concordam comigo, para aprender o "Know-What" e "Know-How" pedagógicos, para colocar em prática esta aprendizagem, e adquirir a postura do "Know-Where" para podermos evoluir nesta constante mutação do eco-sistema digital na educação. È um "Just Do It" constante, na minha opinião .... sempre com a humildade de que a colaboração é chave nesta educação ONLife !!! Pedro Augusto







Sem comentários:

Enviar um comentário