terça-feira, 16 de abril de 2024

Resumo - EDUCAÇÃO DIGITAL EM REDE: PRINCÍPIOS PARA O DESIGN PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA

EDUCAÇÃO DIGITAL EM REDE: PRINCÍPIOS PARA O DESIGN PEDAGÓGICO EM TEMPOS DE PANDEMIA


O livro "Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia", escrito por José António Moreira e outros, mergulha fundo na revolução da educação digital, tornada ainda mais crucial pelo contexto desafiador da pandemia global. Este estudo não só examina a complexidade de criar e implementar sistemas de ensino digital, mas também enfatiza a necessidade de mudanças profundas na forma como ensinamos e aprendemos, indo além do uso básico da tecnologia na educação.

Os autores argumentam que a educação digital deve ser uma colaboração entre pessoas e tecnologia, formando um sistema onde cada interação tem um impacto significativo. Comparam esses sistemas aos ecossistemas naturais em sua complexidade e adaptabilidade, mostrando como eles devem promover cooperação, compartilhamento de conhecimento e desenvolvimento contínuo de novas práticas e ferramentas.

Neste novo ambiente, a relação entre professor e aluno é totalmente reinventada, promovendo um modelo educacional que é colaborativo e inclusivo, rompendo com as estruturas tradicionais de poder e ensino.

O livro também aborda a importância de modelos pedagógicos inovadores, como a Community of Inquiry e o e-moderating de Salmon, que são fundamentais para criar comunidades virtuais de aprendizagem eficazes. Esses modelos enfatizam a importância de uma presença ativa e engajada de professores e alunos, construindo comunidades que valorizam a autonomia dos estudantes, a interação e o ensino colaborativo.

A pandemia acelerou a necessidade de tais transformações, destacando a importância de ambientes de aprendizagem flexíveis e acessíveis. Os autores defendem que a educação digital deve ser vista como um processo integrado e completo, que não apenas utiliza a tecnologia, mas também reinventa as práticas pedagógicas para atender às necessidades da sociedade moderna.

Em resumo, o livro faz um apelo urgente para repensarmos e reestruturarmos a educação, vendo a educação digital em rede como essencial para uma educação mais inclusiva, acessível e adaptativa. Com a adoção de modelos educativos virtuais sólidos e a promoção de uma cultura de inovação e colaboração, podemos criar ambientes de aprendizagem que não só respondam às necessidades atuais, mas também preparem os alunos para um futuro incerto e em constante mudança.

Os modelos pedagógicos virtuais mencionados são:

1. Community of Inquiry (Garrison, Anderson, & Archer, 2000):



  • Este modelo é baseado em três dimensões: cognitiva, social e docente.
  • A presença social é maximizada, promovendo o sentimento de presença e pertencimento.
  • O modelo é adequado para a aprendizagem imersiva em ambientes virtuais tridimensionais.

2. E-moderating (Salmon, 2000):


  • Este modelo é baseado em cinco níveis ou etapas que orientam a atividade do professor-moderador no trabalho com os estudantes.
  • Visa a construção de comunidades virtuais de aprendizagem, com a contribuição significativa de cada estudante.
  • O modelo é estruturado e visa a independência do estudante e a função estruturante do professor (e-moderador).

3. Modelo de interação em ambientes virtuais (Faerber, 2002):


  • Este modelo é baseado em três dimensões: interação social, interação cognitiva e interação didática.
  • Visa a promoção da interação entre os participantes e a criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo.

4. Modelo de colaboração em ambientes virtuais (Henri e Basque, 2003):


  • Este modelo é baseado em três dimensões: interação social, interação cognitiva e interação didática.
  • Visa a promoção da colaboração entre os participantes e a criação de um ambiente de aprendizagem colaborativo.

5. Modelos de aprendizagem pela resolução de problemas (Jonassen, 1999):


  • Este modelo é baseado na resolução de problemas como estratégia de aprendizagem.
  • Visa a promoção da pensamento crítico e criativo dos estudantes.

6. Modelos de Hannafin, Land e Oliver (1999):


  • Este modelo é baseado em três dimensões: construção de conhecimento, exploração e avaliação.
  • Visa a promoção da construção de conhecimento e da exploração de diferentes perspectivas.

7. Modelo para desenho de E-Atividades centradas na “desconstrução” de imagens em movimento (Moreira, 2017):

  • Este modelo é baseado na desconstrução de imagens em movimento como estratégia de aprendizagem.
  • Visa a promoção da análise e da interpretação de imagens em movimento.

Estes modelos podem ser aplicados em diferentes níveis de ensino, adaptando-os às necessidades e objetivos de cada contexto educativo. Por exemplo, em níveis de ensino mais básicos, pode ser mais adequado utilizar modelos mais centrados no professor, enquanto que em níveis de ensino mais avançados, pode ser mais adequado utilizar modelos mais centrados no estudante. Além disso, a escolha do modelo pedagógico virtual deve levar em consideração as características dos estudantes, as tecnologias disponíveis e os objetivos do processo educativo.

Fonte: https://elearning.uab.pt/pluginfile.php/3436949/mod_resource/content/2/Ebook_Cap1_Educ.Digital.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário