sexta-feira, 15 de março de 2024

Roteiro 2- Hiperconectividade e Educação ONLIFE

Roteiro 2- Hiperconectividade e Educação ONLIFE


    A leitura, do roteiro 2, sobre a hiperconectividade e educação ONLife abre caminho para uma compreensão mais ampla das transformações que ocorrem no cenário educacional atual. O novo ecossistema de educação digital ONLife, que engloba ambientes naturais, construídos e virtuais, destaca a importância de centrar as decisões educacionais no que é melhor para o aluno, considerando o contexto específico em que ele se encontra. Isso exige uma compreensão clara e uma justificação sólida para a incorporação desse ecossistema, bem como um cuidado ao planear, criar e monitorar das ações educacionais.
    Os avanços recentes da Inteligência Artificial (IA) e das linguagens sintéticas estão a revolucionar significativamente a educação, surpreendendo até mesmo os professores que já adotavam ambientes virtuais em suas práticas pedagógicas. As experiências de ensino remoto de emergência, impulsionadas pela pandemia em 2020, levaram à adoção de modelos mais flexíveis, como os modelos híbridos, mas agora estamos a caminhar, rapidamente, para modelos que irão incluir a IA.
    Nesta nova realidade, marcada pela hiperconectividade e pela presença crescente da IA, torna-se fundamental pensar em modelos colaborativos que promovam uma inteligência humana aumentada. A integração do digital e das redes de comunicação na educação, especialmente por meio de modelos híbridos e blended, representa uma oportunidade para construir uma educação renovada e mais adaptada às demandas da sociedade contemporânea.
    O conceito de ONLife, proposto pelo projeto Iniciativa ONLife, defende a integração entre o offline e o online, sem valorizar uma em relação à outra, reconhecendo as tecnologias digitais e as redes de comunicação como forças ambientais que influenciam nossa forma de ensinar e aprender. A criação da Rede Internacional de Educação ONLIFE (RIEOnLIFE) é um passo importante nessa direção, conectando pesquisadores, gestores, professores e alunos para configurar um novo ecossistema digital de inovação na educação.
    Para viabilizar essa transformação, é necessário estabelecer quadros legislativos flexíveis que permitam que as mudanças ocorram de forma eficaz e harmoniosa. Ao combinar diferentes ambientes físicos e virtuais de aprendizagem, é possível explorar as vantagens da sala de aula física juntamente com os benefícios das salas de aula virtuais, proporcionando uma experiência educacional mais rica e adaptada às necessidades dos estudantes e professores do século XXI.

fonte: https://elearning.uab.pt/mod/page/view.php?id=1038761

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