O artigo "Por um Novo Conceito e Paradigma de Educação Digital OnLife", de autoria de José António Moreira e Eliane Schlemmer, provoca uma reflexão profunda sobre as metamorfoses necessárias na esfera educacional em resposta à crescente fusão das tecnologias digitais com o dia a dia das pessoas. Este trabalho seminal introduz o conceito inovador de "Educação Digital ONLife", um paradigma que supera o uso tradicional das ferramentas digitais, propondo uma educação que é simultaneamente contínua, integrada e inseparável das atividades diárias dos indivíduos.
Este paradigma é crucial num mundo onde as distinções entre o ensino presencial e online estão se desvanecendo rapidamente. A pandemia de COVID-19 acendeu a urgência de desenvolver abordagens educativas capazes de se ajustar agilmente a crises imprevistas, utilizando tecnologias digitais não como soluções temporárias, mas como partes essenciais de uma estratégia educativa que seja tanto robusta quanto flexível.
A Educação Digital ONLife busca uma nova configuração do e-Learning e do b-Learning, de modo a ultrapassar as suas aplicações convencionais. Enquanto o e-Learning tem sido predominantemente focado na entrega de conteúdo por meio de plataformas digitais, e o b-Learning tem combinado aspectos do ensino presencial com o online, Moreira e Schlemmer defendem que ambos precisam ser radicalmente repensados para incentivar interações mais ricas e dinâmicas. Essa transformação não deve apenas digitalizar o conteúdo educacional, mas também fomentar um ensino profundamente integrado no ambiente digital omnipresente.
Este novo paradigma considera as tecnologias digitais como ecossistemas vibrantes de formação ativa e ininterrupta, um deslocamento paradigmático crucial para atender às exigências de uma sociedade intrinsecamente tecnológica. O conceito de Educação Digital ONLife convida a uma revisão fundamental de como a educação é percebida e implementada, propondo que o e-Learning e o b-Learning sejam reconfigurados para servir melhor a uma população cada vez mais conectada e envolvida digitalmente.
Em suma, o trabalho de Moreira e Schlemmer serve como um chamado urgente para professores, pesquisadores e políticos repensarem profundamente o panorama educacional, ajustando-o mais precisamente às dinâmicas de uma sociedade digitalmente interligada. A transição para uma Educação Digital ONLife não só preparará os estudantes para os desafios iminentes, mas também utilizará as tecnologias para enriquecer e personalizar a aprendizagem, transformando métodos tradicionais como o e-Learning e o b-Learning em ferramentas ainda mais eficazes para a educação futura.
fonte: MOREIRA, J. A. .; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, Goiânia, v. 20, n. 26, 2020. DOI: 10.5216/revufg.v20.63438. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438.
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