O video [Palestra] Ecossistemas de inovação na educação: a importância das competências digitais, https://www.youtube.com/live/02QshIW8eGA?si=KjtW87tS9fvdlEyb, com a oradora, professora Sara Dias-Trindade, oferece uma percepção sobre os desafios e oportunidades associados à implementação da educação digital no ensino superior, de onde saliento:
Desenvolvimento de Competências Digitais
É imperativo o desenvolvimento de competências digitais tanto para professores quanto para alunos. Isso não se resume apenas ao conhecimento técnico, mas também à capacidade de usar a tecnologia de forma reflexiva, crítica e ética. Essa abordagem transversal é fundamental para preparar os alunos para um mundo cada vez mais digitalizado. A formação contínua, ao longo da vida, dos professores emerge como uma prioridade estratégica ao capacitar o professor a integrar efetivamente a tecnologia em suas práticas pedagógicas. Isso inclui não apenas fornecer competências técnicas, mas também promover uma compreensão mais profunda de como a tecnologia pode melhorar o processo de ensino e aprendizagem.
Integração Curricular da Tecnologia
É importante uma abordagem integrada que combine tecnologia e pedagogia de forma harmoniosa. A tecnologia não deve ser vista como um substituto para métodos tradicionais de ensino, mas sim como uma ferramenta para aprimorar a experiência educacional. Isso requer uma reflexão cuidadosa sobre como incorporar efetivamente a tecnologia no currículo de forma a promover o envolvimento e aprendizagem dos alunos. Para isto é necessário garantir que todos os alunos tenham acesso à tecnologia, para evitar a criação de uma divisão digital entre aqueles que têm acesso às ferramentas digitais e aqueles que não têm. Políticas governamentais e investimentos em infraestrutura são essenciais para garantir a inclusão digital de todos os alunos.
Desafios e Oportunidades
Existem desafios significativos na implementação da educação digital, mas também oportunidades que esta oferece. A pandemia acelerou a adoção da tecnologia na educação, mas também evidenciou disparidades existentes no acesso e na competência digital. Superar estes desafios requer um compromisso coletivo de todas as partes interessadas, incluindo governos, instituições de ensino, professores e alunos.
A palestra em causa demonstra a importância de uma abordagem holística e integrada para a educação digital no ensino superior. Isso requer não apenas investimentos em infraestrutura e tecnologia, mas também uma mudança na cultura educacional e na forma como pensamos sobre o papel da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem. Ao enfrentar esses desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pela educação digital, podemos criar um ambiente educacional mais inclusivo, acessível e eficaz para todos os alunos.
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